1660
Embora Curitiba seja conhecida principalmente por sua economia baseada em serviços e indústria, a cidade e seus arredores possuem uma rica história de mineração.
Durante o século XIX e início do século XX, a região foi responsável por uma grande produção de carvão mineral, utilizado principalmente como combustível para as indústrias e ferrovias da época. Vale destacar, por exemplo, a estrada de ferro Curitiba-Paranaguá, com trens movidos a carvão. Esta atividade foi importante fonte de emprego e renda para muitos trabalhadores.
No entanto, a mineração de carvão em Curitiba teve seu declínio ao longo do século XX, devido à concorrência de outras fontes de energia, bem como à falta de investimentos e modernização da indústria.
Além do carvão, outras substâncias também foram extraídas na capital, como pedras preciosas e metais, como ouro, prata e ferro. Destacamos a região de Piraquara, quando em 1660 houve o início do povoamento com as pessoas em busca de ouro. A mineração desses recursos foi importante para a economia local em diferentes épocas, mesmo que a atividade tenha sido limitada e muitas vezes praticada de forma artesanal.
Os mineradores tiveram e têm uma participação importante na história de Curitiba e região, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região ao longo do tempo.
Fonte: Acervo Curitiba Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.