1959
O Hospital Universitário Cajuru foi inaugurado em 1958 pela União dos Ferroviários de Curitiba, inicialmente com o nome de Hospital Ferroviário do Cajuru.
Suas instalações funcionavam em um prédio anexo à Escola Ferroviária de Curitiba, nas proximidades da antiga Rede Ferroviária Federal, onde hoje se encontra a Rodoferroviária da cidade. A região também era marcada pelas residências dos ferroviários da capital paranaense.
Naquela época, a unidade de saúde integrava o bairro Cajuru, o que levou à sua identificação popular com esse nome. Em 1974, após uma reconfiguração no zoneamento urbano, o hospital passou a pertencer oficialmente ao bairro Cristo Rei.
O Hospital permaneceu sob a administração da União dos Ferroviários até 1977, quando foi adquirido pela Associação Paranaense de Cultura (mantenedora da PUC-PR). A partir de então, tornou-se o primeiro e maior hospital pronto-socorro do Paraná, além de se consolidar como campo de estágio para os cursos da Escola de Medicina e da Escola de Saúde e Biociências da PUCPR.
Esta imagem é de 1959 e retrata o primeiro ano de atividade da instituição.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Hospital Cajuru / Livro: “Imagens da Evolução de Curitiba”, de Otávio Duarte e Luiz Antonio Guinski
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.