1969
Neste excerto do Jornal de Curitiba, de editoria de Roberto Barrozo Filho, datado de 23 de março de 1969, destaca-se que Curitiba se tornaria a capital nacional de 24 a 27 de março.
Embora a mudança do governo do General Costa e Silva tenha sido simbólica, ainda assim ocorreram as transferências dos ministérios e Forças Armadas para o prédio do Palácio Iguaçu, sede do governo estadual, que na época era administrado por Paulo Pimentel.
O intuito dessa mudança era aproximar o regime de importantes regiões do país, além do fato de que a esposa do general, Yolanda Barboza Costa e Silva, era nascida em Curitiba.
Essa pequena transferência trouxe recursos para a cidade no desenvolvimento de obras urbanas, bem como contribuiu para a imagem do governo, uma vez que, na época, foi inaugurada a Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Blog Gehad Hajar / Antigamente em Curitiba / Publicação de Massimo Francisco Reis Junior
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.