Nascido em 19 de setembro de 1648, Eleodoro Ébanos Pereira foi um militar que teve como função ser o General da Armada das Canoas de Guerra de toda a costa e mar do Sul. Estabelecido em Paranaguá, sua responsabilidade era descobrir ouro e prata na região.
Apesar de não obter o satisfatório ouro esperado, conseguiu desbravar a mata atlântica no rumo de Curitiba e, assim, é considerado um dos fundadores do município - ainda na condição da antiga Villa de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.
Segundo Romário Martins, “Ébano era o descobridor e assegurador das minas de ouro e prata, pondo a sua imensa atividade ao serviço de pontos os mais dilatados no sertão, a tudo atendendo com desvelo para que nenhuma pepita de ouro se desviasse dos erários reais. Lara era o organizador, o homem das soluções meditadas, o ponderado administrador que não arriscava um passo sem saber que diante si o caminho era seguro e franco para dois. Ébano e Lara, pois, se completavam, lucrando assim, à sombra do serviço do Rei, e mais alto justo e mais santo interesse do povo” (MARTINS, 1908, p. 401).
Há um monumento na praça Santos Dumont que homenageia este importante personagem.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / MARTINS, Romário. “Curytiba – Histórico da Sua Fundação”. (Revista do IHGSP, vol. 13, 1908. / MOREIRA, Júlio Estrella. Eleodoro Ebano Pereira e a fundação de Curitiba à luz de novos documentos. Curitiba: 1° edição: Ed. UFPR, 1972.