1853
A província do Paraná foi criada em 1853, a partir da separação da Província de São Paulo. Na época, seu território era muito maior do que o atual, abrangendo parte dos atuais estados de Santa Catarina e também do Mato Grosso do Sul.
A história da província do Paraná está diretamente relacionada à fundação da cidade de Curitiba. A região onde hoje está localizada a cidade era habitada por índios da tribo Tingui, até que em 1668 chegou ao local o bandeirante português Gabriel de Lara, que fundou um pequeno povoado. Esse povoado cresceu lentamente e, em 1693, foi elevado a vila, com o nome de Nossa Senhora da Luz e Bom Jesus dos Pinhais.
Ao longo dos séculos XVIII e XIX, a região que hoje é o Paraná passou por diversas mudanças de fronteira, pertencendo ora a São Paulo ora a Santa Catarina. Vale lembrar que em 19 de fevereiro de 1811 foi criada a província de Paranaguá, a qual tinha Curitiba vinculada. Somente em 1843 que Curitiba se tornou uma província e, em 1853, com a criação da província do Paraná, a cidade se tornou sua capital e principal centro urbano.
A partir daí, Curitiba passou por um processo intenso de urbanização e modernização, com a construção de estradas de ferro, a implantação de serviços públicos e a chegada de imigrantes europeus que contribuíram para o desenvolvimento econômico da região.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Antonelli, Diego. Paraná: uma história. Curitiba: Arte & Letra, 2016. / Secretaria de Estado da Cultura. Origem do nome e criação da Província. Governo do Paraná.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.