1891
O Palácio Rio Branco abriga atualmente a sede do Poder Legislativo de Curitiba. Conhecido por seu estilo ecletista, que estava em voga durante o período de sua edificação, o espaço foi sede da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná até 1957, quando foi transferida para o Centro Cívico.
Construído entre 1891 e 1895, o arquiteto que dá linhas ao palácio é Ernesto Guaita. Inicialmente a denominação foi "Palácio do Congresso", por abrigar a então Assembleia Legislativa. A Câmara de Curitiba mudou suas instalações para o Palácio Rio Branco em 1963 e este foi tombado pelo patrimônio histórico estadual em 1978.
Além das reformas de 1978 e 1992, entre 2010 e 2014 o espaço esteve fechado para uma transformação estrutural. Com novo mobiliário, sistema elétrico, lógico, painel eletrônico de votações e sistema de áudio e vídeo que transmitem as sessões pela internet, apesar de sua antiguidade, guarda ares de modernidade em seu interior.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Câmara Municipal de Curitiba.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.