1959
A fotografia que vemos, datada de 1959, pertence ao acervo do Museu Casa Alfredo Andersen e retrata a fachada dessa instituição.
Originalmente construída para ser uma sociedade recreativa alemã, abrigou, entre os anos de 1915 e 1935, a residência, o ateliê e a escola de artes do pintor Alfredo Andersen. Nos anos seguintes, manteve essa tripla função, mas sob a gestão de seu filho, Thorstein Andersen.
Construído onde hoje é a rua Mateus Leme, o edifício possui uma arquitetura eclética, sendo composto por dois andares, com fachada simétrica e varanda com peitoril metálico. Ao lado direito da porta, é possível ver uma placa em bronze com o perfil de Andersen, obra de João Turin.
Em 1959, o prédio foi desapropriado e parcialmente restaurado, dando origem à Casa de Alfredo Andersen – Escola e Museu de Arte. Essa iniciativa foi fundamental para o tombamento do espaço pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná, em 1971.
Em 1979, a instituição passou por uma nova transformação, sendo chamada agora de Museu Alfredo Andersen. Dez anos depois, entre 1988 e 1989, foi novamente restaurada, se aproximando do aspecto que conhecemos hoje, sob o nome de Museu Casa Alfredo Andersen.
Recentemente, em 2019, foi inaugurado o conceito de Academia Alfredo Andersen, em que a iniciativa é promover e disseminar o encontro de artistas, por meio de cursos ministrados no espaço do casarão, mantendo o legado de Andersen sempre vivo.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Coleção Museu Casa Alfredo Andersen
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.