1920
Nesta fotografia, provavelmente da década de 1920, vemos a fachada da Fábrica de Moinhos do engenheiro Isaias Alberti.
Localizado no trecho da antiga Estrada do Assungui, onde hoje é a rua Mateus Leme, o negócio foi construído nos fundos de sua residência familiar.
Alberti nasceu no ano de 1873, em Brescia, na Itália, e emigrou para o Brasil provavelmente em 1897. Casou-se com Thereza Deconto em 1899 e teve quatro filhos.
Sua fábrica funcionou entre 1913 e 1946, e, além de produzir moinhos, fabricava pequenos equipamentos agrícolas, serras e elevadores de carga.
Por sua expertise, em 1922 foi agraciado com a Medalha de Ouro na Exposição Internacional do Centenário da Independência do Brasil, no Rio de Janeiro.
Em razão disso, também foi contemplado, em 1923, com o título de engenheiro mecânico Honoris Causa pela Universidade do Rio de Janeiro, atual UFRJ.
Após o seu falecimento, em 1957, o edifício de sua fábrica foi vendido, tornando-se uma oficina mecânica, até ser posteriormente demolido.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Curitiba de Outros Tempos / Publicação de Tom Dias / Acervo Família Alberti
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.