1964
Esta fotografia de Arthur Wischral, datada de outubro de 1964, registra a pavimentação com paralelepípedos da rua Engenheiros Rebouças, embora a localização exata seja desconhecida.
A rua Engenheiros Rebouças recebe esse nome em homenagem aos irmãos André e Antônio Rebouças, os primeiros engenheiros negros do Brasil.
Os irmãos Rebouças nasceram na Bahia, respectivamente nos anos de 1938 e 1939. Estiveram envolvidos na luta pela abolição da escravatura no país e projetaram uma série de obras públicas, principalmente no Rio de Janeiro e no Paraná. Entre suas contribuições mais notáveis está a idealização da Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba, obra posteriormente executada por Antônio Ferrucci e João Teixeira Soares.
A construção da estrada de ferro resultou na criação de uma estação ferroviária em Curitiba, e, consequentemente, na expansão dessa região da cidade, que passou a ganhar contornos industriais ao receber novos trabalhadores e, principalmente, devido à facilidade de escoamento de produtos para o porto de Paranaguá.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Grupo Antigamente em Curitiba / Site Câmara de Curitiba
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.