1910
A Sociedade Protetora dos Operários, mais conhecida como "Operários", foi fundada em 1883 para ser um espaço de convivência, sociabilidade e mobilização para os operários da cidade.
Ela se manteve ativa até o início dos anos 2000, e, principalmente na primeira metade do século XX, atuou na arrecadação de fundos para auxiliar seus sócios em casos de doenças e mortes. Ao longo dos anos, também se tornou um importante espaço de lazer.
Por estar vinculada ao trabalho, a sociedade teve um caráter multiétnico, contando com sócios de várias etnias. Os trabalhadores negros, no entanto, tiveram um papel central na instituição, sendo que um de seus fundadores foi o mestre de obras Benedito Marques, um homem negro que, de acordo com algumas fontes, possivelmente teria sido um ex-escravizado.
Inicialmente, a sede da sociedade era na residência do ex-escravizado João Batista Gomes de Sá, localizada na rua do Mato Grosso (atual Comendador Araújo). Poucos anos depois, no entanto, com o crescimento de sócios, foi adquirido um novo terreno no Alto São Francisco para a construção de uma nova sede. Este é o prédio que vemos na imagem, datada provavelmente da década de 1910, com um movimento grevista curitibano em frente às suas dependências.
Com a ação do tempo e, principalmente, após um incêndio nos anos 1990, o edifício entrou em um grande processo de deterioração. Já no século XXI, com o encerramento das atividades da Sociedade Protetora dos Operários, o prédio foi transformado em uma casa de shows, lava-car e, posteriormente, passou para a administração da prefeitura, que o demoliu para a construção de um estacionamento.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Coleção Julia Wanderley / Acervo DPC/FCC / AfroCuritiba / Turistória
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.