2021
A escultura "Água pro morro" foi criada por Erbo Stenzel em 1944, período em que o escultor paranaense estudava no Rio de Janeiro.
Para sua criação, Stenzel se inspirou em Emerenciana Cardoso Neves, formada em escultura na antiga Escola Nacional de Belas Artes e conhecida artisticamente como Anita Cardoso Neves.
Embora tenha sido criada em 1944, a escultura foi inaugurada como monumento em Curitiba apenas no dia 15 de maio de 1996, tornando-se o destaque da fonte de água instalada na praça José Borges de Macedo.
Inicialmente, foi posta junto a uma placa com os dizeres: "Maria Lata D'água. Fonte edificada pela cidade de Curitiba em maio de 1996 para celebrar a memória do escultor local Erbo Stenzel".
Emerenciana Cardoso Neves, no entanto, mesmo sendo a inspiração direta de Stenzel e tendo conquistado diversas medalhas no Salão de Belas Artes por suas próprias criações, foi marginalizada na memória curitibana e continua desconhecida por grande parte da população.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Site Casa Pino / Brasil de Fato
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.