1950
O Passeio Público foi inaugurado em 2 de maio de 1886 e passou por uma série de reformas e mudanças ao longo dos anos. Como já falamos por aqui, o espaço foi o primeiro zoológico e jardim botânico da cidade.
Nesta fotografia de Anita Strebel, provavelmente do final da década de 1950, vemos algumas crianças se divertindo no seu famoso pedalinho, fonte de muitas memórias curitibanas.
Os pedalinhos se tornaram populares no país principalmente a partir da metade do século XX e algumas fontes não confirmadas afirmam que sua criação se deu em 1930, na cidade de Porto Alegre.
Na capital paranaense, encontramos seus primeiros registros entre o final dos anos 1950 e início dos anos 1960, momento em que a cidade passava por uma série de reformas e revitalizações, muito devido a efeméride do centenário da emancipação política do Paraná.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Jornal Gazeta do Povo / Acervo Anita Strebel / Acervo Casa da Memória de Curitiba
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.