1955
Na fotografia acima, é possível ver o asfaltamento de parte da avenida Anita Garibaldi em 1955.
A avenida possui cerca de oito quilômetros de extensão, atravessando seis bairros de Curitiba: Cachoeira, Barreirinha, São Lourenço, Boa Vista, Ahú e Juvevê, o que a transformou em uma das principais avenidas da capital.
Ao longo de todo o seu trajeto, é possível ver uma série de residências, estabelecimentos comerciais e pontos turísticos, evidenciando diferentes estilos arquitetônicos.
Casas com elementos italianos, poloneses e alemães preenchem todo o percurso dessa avenida, que homenageia uma das principais figuras da Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos (1835/1845), no Rio Grande do Sul.
Ana Maria de Jesus Ribeiro da Silva, a Anita Garibaldi (retratada na segunda imagem), foi uma jovem catarinense de Laguna que, apesar de suas origens simples, conheceu o revolucionário italiano Giuseppe Garibaldi em 1837.
Esse encontro resultou em um grande amor, o que fez com que, em 1842, ela assumisse o nome de Anita Garibaldi ao se casar com o italiano.
Juntos, lutaram em batalhas tanto no Brasil quanto na Itália, motivo pelo qual é tida como uma das grandes heroínas brasileiras.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Curitiba Memória - Fotos antigas e atuais sobre a cidade / BandNews
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.