1930
Na foto acima, provavelmente do final da década de 1930, podemos ver a Procissão da Padroeira de Curitiba, Nossa Senhora da Luz de Pinhais.
Historicamente, esta procissão tem início na praça Tiradentes, onde se encontra a Catedral Basílica de mesmo nome, e percorre outras praças da região.
A homenagem à Nossa Senhora da Luz de Pinhais remonta ao século XVII, quando imigrantes portugueses se instalaram próximo ao rio Atuba e eram devotos da santa.
De acordo com a lenda, todos os dias a imagem amanhecia voltada para a região onde hoje é a praça Tiradentes. Diante disso, aproximadamente em 1654 estabeleceu-se um pequeno povoado no local, assim como uma capela dedicada à Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, nomeada devido às árvores encontradas na região.
A partir desse momento, a história da pequena vila e da construção da igreja em homenagem à Nossa Senhora se entrelaçaram e permaneceram unidas até os dias de hoje.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Grupo Curitiba de Outros Tempos / Memórias de Curitiba / Site Catedral de Curitiba
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.