Esta fotografia, tirada na praça Santos Andrade, com a Universidade do Paraná ao fundo, retrata a cerimônia de inauguração da escultura do Padre Ildefonso Ferreira no Centenário da Independência do Brasil (1922).
O curitibano Padre Ildefonso nasceu em 1795 e foi para o seminário em São Paulo, onde participou ativamente da história do Brasil, sendo um dos primeiros brasileiros a reconhecer o reinado de Dom Pedro I no país.
De acordo com notícias da época, após proclamar a Independência do Brasil, Dom Pedro I foi, à noite, assistir a uma peça no Teatro da Ópera. Neste evento, conta-se que o Padre Ildefonso teria subido em uma cadeira, em frente ao camarote imperial, e, olhando fixamente para Dom Pedro, estendeu o braço e gritou por três vezes: “Viva o primeiro rei do Brasil!”.
Em 2020, a escultura do Padre Ildefonso Ferreira foi restaurada e enviada para o Memorial de Curitiba. Atualmente, em seu lugar na praça Santos Andrade, está uma réplica feita em pedra.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Postagem de Paulo José da Costa no grupo Antigamente em Curitiba / Site Câmara de Curitiba