1935
Nesta fotografia de 1935, observamos a praça Miguel Couto, popularmente conhecida como pracinha do Batel, e ao fundo o Engenho Tibagy.
A praça foi construída neste mesmo ano, em um terreno doado pelos herdeiros do Barão do Serro Azul.
Seu nome foi dado em homenagem ao carioca Miguel Couto, importante médico, professor da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e deputado da Assembleia Nacional Constituinte, falecido em 1934.
A praça manteve a mesma área desde sua criação até 2007, quando a prefeitura de Curitiba, com o objetivo de melhorar o trânsito da região, cortou a praça ao meio para realizar o prolongamento da rua Carneiro Lobo até a rua Desembargador Costa Carvalho.
A segunda fotografia registra a praça na atualidade, seguindo a mesma direção da primeira imagem. Além da redução de seu tamanho e da construção de um grande edifício no local onde estava o Engenho Tibagy, outro elemento novo na praça é o busto do Barão do Serro Azul, fixado no local em 1944, no cinquentenário de seu falecimento.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Publicação de Paulo José da Costa no Grupo Antigamente em Curitiba / Fotografando Curitiba / Jornal Folha do Batel
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.