Curitiba

Construção da Vila Nossa Senhora da Luz - Década de 1960

1960


Com o crescimento populacional intenso na capital paranaense ao longo das décadas de 1950 e 1960, diversas ocupações irregulares surgiram em Curitiba, principalmente nos arredores do rio Belém, Santa Quitéria e Ahú.

No intuito de resolver essa situação, em 1965 a prefeitura anunciou a construção da Vila Nossa Senhora da Luz, na Cidade Industrial de Curitiba - o primeiro conjunto habitacional da cidade estruturado pela “Operação Desfavelamento Cohab-CT”. 

De início, foram erguidas 2150 casas na região, financiadas com prestação a baixo custo para a população curitibana em situação de vulnerabilidade social. 

Sua inauguração oficial foi em novembro de 1966, como pode ser vista na terceira fotografia desta postagem. Nesta cerimônia estavam presentes o prefeito Ivo Arzua, o governador Paulo Pimentel, o presidente General Castelo Branco e uma comitiva de militares. 

Os novos moradores da Vila agora tinham casa própria, no entanto, sofriam com diversas dificuldades de infraestrutura. A primeira linha de ônibus da região, por exemplo, foi criada apenas em fevereiro de 1967 e, de acordo com jornais da época, eram três ônibus para uma população de cerca de três mil pessoas. 

Além disso, cerca de seis meses depois da mudança, os moradores passaram a sofrer com a falta de água, um problema que a prefeitura anunciou resolver em 1969, com o início das obras para a implantação de uma estação de captação e tratamento das águas do rio Barigui.

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Postagem de Paulinho Lima no Grupo Curitiba de Outros Tempos / Site Câmara de Curitiba

Outras publicações:
Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.