1970
Os primeiros imigrantes japoneses chegaram ao Brasil no ano de 1908, mas seu grande fluxo migratório ocorreu no período entre guerras, nas décadas de 1920 e 1930. Os estados de São Paulo e Paraná foram as principais regiões onde esses imigrantes se instalaram e continuam até os dias atuais com as duas maiores comunidades de japoneses no país.
Em homenagem a essa população, a praça do Japão começou a ser construída em Curitiba no ano de 1958 e foi concluída quatro anos depois, em 1962.
De início, conforme observamos na fotografia datada da década de 1970, a praça não contava com o Memorial da Imigração Japonesa, nem com o Portal Japonês, construído apenas em 1993.
Além disso, outra interessante característica observada na imagem é a existência de muitas casas na região, sendo que os grandes edifícios que hoje marcam a paisagem estavam começando a ser construídos.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Acervo Fundação Cultural de Curitiba / Coleção de Synval Stocchero / Grupo Antigamente em Curitiba - Publicação de Sidenei Souza
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.