1900
A irmandade Santa Casa de Misericórdia se estabeleceu em Curitiba no ano de 1852 e criou o primeiro hospital da cidade, com apenas dois quartos, na rua Direita, atual rua 13 de maio.
José Cândido da Silva Murici era o único médico da instituição, e veio à cidade em 1853, a convite de Zacarias de Góis e Vasconcelos, o primeiro presidente da Província do Paraná.
O Dr. Murici, ao longo dos anos, acabou se tornando provedor da Santa Casa de Misericórdia e foi o principal idealizador da nova e grande sede do Hospital de Caridade, a qual observamos na imagem.
Sua pedra fundamental foi lançada em 1868, e sua construção perdurou por cerca de 12 anos, até que, em 1880, o Imperador Dom Pedro II, em passagem pelo Paraná, inaugurou o edifício do mais antigo hospital da capital paranaense.
Também chamada de Hospital de Caridade, a Santa Casa de Curitiba ainda ocupa o espaço físico desta sede criada no século XIX, e localizada em frente à praça Rui Barbosa, que no período da imagem, no início de 1900, observamos ser um grande gramado.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Acervo Paulo José da Costa
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.