1952
Entre os anos de 1941 e 1943, o urbanista francês Alfred Agache foi contratado pela prefeitura de Curitiba para a criação do primeiro Plano Diretor da cidade. Nesta proposta, que ficou conhecida como Plano Agache, parte do saneamento do município foi alterada com o objetivo de resolver o problema das enchentes que afetavam o centro da cidade.
Também foi apresentada uma estratégia para diminuir o congestionamento urbano, e foram estabelecidos setores do espaço público, dividindo Curitiba em centros administrativo, comercial, industrial, esportivo, entre outros.
Foi a partir desta proposta que surgiu o Centro Cívico de Curitiba, no qual estariam os edifícios administrativos estaduais em torno de uma esplanada e ligados ao eixo principal da cidade pela avenida Cândido de Abreu.
O Centro Cívico teve sua construção iniciada apenas no início dos anos de 1950, pelo então governador Bento Munhoz da Rocha Netto, muito devido à boa fase econômica que o estado atravessava, bem como em comemoração ao centenário da Emancipação Política do Paraná. No entanto, devido a problemas técnicos e a intempéries climáticas, apenas a praça 19 de Dezembro foi inaugurada em 1953. Um ano depois, finalizaram-se as obras do Palácio Iguaçu, do pequeno Auditório do Teatro Guaíra e da Biblioteca Pública.
Apenas entre as décadas de 1960 e 1970 foram construídas a Prefeitura Municipal, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná e os edifícios das secretarias do Estado.
Na imagem datada de 1952, observamos em primeiro plano, com os braços para trás, Bento Munhoz da Rocha Netto. A fotografia foi feita para registrar o acompanhamento das obras por parte do governador.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Acervo Paraná Histórica / Acervo Museu Paranaense
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.