Curitiba

Operárias da Fábrica de Fitas Venske - década de 1950

1950


A Fábrica de Fitas Venske foi fundada em 1907 pelo imigrante alemão Gustavo Venske.

De início, o negócio estava localizado no quintal de Venske, na rua Assungui, atual Mateus Leme.

Após um tempo, a empresa mudou para o Largo da Ordem e, depois, em 1917, para a esquina entre as ruas Conselheiro Laurindo e Marechal Deodoro. Finalmente, no ano de 1938, a Fitas Venske se instalou em sua sede definitiva, na rua Ubaldino do Amaral.

A empresa permaneceu neste local por cerca de quarenta anos, até o encerramento de suas atividades no início dos anos 1980.

Na fotografia, provavelmente da década de 1950, observamos a seção de tecelagem das fitas Venske, já em sua sede da Ubaldino do Amaral. Esse foi o período de maior lucro da fábrica, que contava com cerca de 130 funcionários e vendia aproximadamente 800 mil metros de fita por mês.

Na imagem, vemos apenas mulheres trabalhando, o que era uma característica da empresa, que contava com a maior parte de sua mão de obra jovem e feminina. Geralmente, as operárias ingressavam na fábrica entre os 14 e 16 anos.

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Livro Entre Fitas, Bolachas e Caixas de Fósforos / Acervo MIS-PR

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.