1890
Em 1866, a maior parte dos imigrantes alemães que vieram para Curitiba morava em torno da região do Largo da Ordem. Essas famílias, na sua maioria luteranas, reuniram-se e fundaram a primeira Comunidade Luterana de Curitiba, em uma casa alugada no Alto São Francisco.
Cerca de seis anos depois, a comunidade adquiriu seu próprio terreno e construiu sua igreja na rua América, atual Trajano Reis esquina com a Carlos Cavalcanti.
Projetada pelo engenheiro Wieland e construída em estilo enxaimel, uma técnica de construção na qual as paredes são montadas com hastes de madeira encaixadas entre si, a igreja foi inaugurada em 1876.
O espaço servia como escola durante a semana e celebrava os cultos nos fins de semana.
Essa estrutura se manteve por quase 20 anos, mas devido à deterioração de sua madeira provocada pela ação do tempo e também por ter sido atingida por um raio, em 1892 foi demolida.
Em seu lugar, foi erguida uma igreja de estilo gótico em alvenaria, preservada até os dias de hoje como Comunidade do Redentor.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Acervo Casa da Memória / Site Turistória
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.