Curitiba

Erasmo Pilotto - 1950

1950


Erasmo Pilotto nasceu na cidade de Rebouças no ano de 1910 e era filho de um telegrafista e uma professora primária. Concluiu seus estudos na Escola Normal Secundária de Curitiba em 1927 e, após sua formatura, passou a atuar como professor no curso de formação de professores em algumas cidades paranaenses, como Paranaguá, Entre Rios e Ponta Grossa. 

Em 1934, foi nomeado para reger as cadeiras de Psicologia, Biologia Aplicada à Educação e História da Educação na Escola Normal Secundária de Curitiba e, em 1938, tornou-se Assistente Técnico da Escola de Professores, implantando com êxito os princípios da Pedagogia da Escola Nova.

O sucesso de sua atuação lhe rendeu, em 1944, um convite da Diretoria Geral de Educação do Estado do Paraná para compor uma comissão que elaboraria novos programas para o ensino primário. Junto de Simeão Mafra Pedroso, Eni Caldeira e Nair Santos, estudou as  bases dos programas a serem submetidos à aprovação do Governo, que vigoraram no ano letivo subsequente.

Entre os anos de 1948 e 1951, assumiu o cargo de Secretário de Estado de Educação e Cultura (SEEC), renovando o ensino primário e normal do estado. Coube à gestão de Pilotto a abertura de 24 escolas normais no interior do estado, com a atuação de professoras do magistério.

Sua pedagogia partia dos saberes dos alunos para a aplicação das metodologias e conteúdos a serem trabalhados, com o objetivo de realizar uma ação pedagógica que valorizasse a autoformação, a espontaneidade e a iniciativa do indivíduo.

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Acervo Museu Paranaense / Site Ghemat-SP

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.