1918
O Gymnasio Paranaense tem sua origem em 1846, quando o Paraná fazia parte da Província de São Paulo. Fundado como Liceu de Curitiba, passou a se chamar Instituto Paranaense em 1876.
A seguir, em decorrência da Reforma do Ensino de 1892, transformou-se no Gymnásio Paranaense, com sede na antiga rua Aquidaban, hoje Emiliano Perneta.
Somente em 1904 passou a ocupar a sede na rua Ébano Pereira, com salas específicas para as disciplinas de física, química, desenho e história nacional.
Em 1918, ou seja, 14 anos após a mudança de nome, foi criado o Gymnasio Paranaense Internato. Como vemos na foto acima, esteve localizado no Palacete Loureiro, entre as esquinas da avenida Marechal Floriano Peixoto e a avenida Sete de Setembro.
A imagem retrata uma solenidade em homenagem ao Dr. Affonso Camargo, à época presidente do Estado do Paraná, como era denominado o cargo de governador no momento.
Além de presidente, Affonso Camargo foi promotor público e professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade do Paraná. Também foi deputado estadual e federal, além de senador e advogado da Brazil Railway.
Atualmente, este prédio é a sede da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Acervo Paulo Grani / Acervo IHGP / Grupo Antigamente em Curitiba/ Site Curitiba Space
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.