Curitiba

Palacete de Paulo Hauer & Cia, rua 1º de Março – 1905

1905


O Palacete Hauer localizado na antiga rua 1° de Março (atual Monsenhor Celso), foi construído em estilo eclético entre os anos de 1898 e 1901 pela família Hauer.

José Hauer Senior foi o primeiro da família a chegar em Curitiba, no ano de 1864, e após estabelecer no comércio da cidade, promoveu a vinda de 12 dos seus 14 irmãos que moravam na Alemanha.

Ao longo dos anos, a família exerceu grande influência econômica e social em Curitiba, participando da fundação do Clube Thalia e do Coritiba Foot Ball Club, criando as Ferragens Hauer, o Louvre Curitibano e o Teatro Hauer, por exemplo.

O grande edifício à esquerda da imagem registra o Palacete Hauer, que naquele momento abrigava a Casa Paulo Hauer & Cia., local onde se vendia ferramentas, cristais, louças, pratos, porcelana importada e bicicletas da marca Dürkopp, importadas da Alemanha.

Em 1940, o prédio foi vendido para o comerciante Francisco Frischmann que instalou a sua loja de roupas chamada de Frischmann 's Magazine.

Após cerca de 66 anos, a empresa encerrou suas atividades no prédio e esse foi alugado pela loja Riachuelo, que o ocupa até os dias de hoje.

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Acervo Paulo José da Costa / Gazeta do Povo / Site Circulando por Curitiba

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.