Curitiba

Zaco Paraná e João Turin – Década de 1900

1900


João Turin e Zaco Paraná foram dois importantes artistas para Curitiba no início do século XX. Turin era filho de imigrantes italianos e nasceu em Porto de Cima, Morretes, mas ainda criança se mudou para Curitiba com a família. Zaco nasceu no leste europeu, mas migrou junto de seus pais para o Paraná e, aos onze anos, foi para Curitiba, devido ao seu belo trabalho com madeira. 

Os dois artistas estudaram na Escola de Belas Artes e Indústrias do Paraná com o professor Antônio Mariano de Lima, e ambos ganharam bolsas de estudos do governo paranaense para aperfeiçoarem suas artes na Europa.

João Turin e Zaco Paraná eram escultores e produziram importantes obras paranistas, como a Casa Paranista e a estátua O Semeador, respectivamente.

A Casa Paranista ficava na rua José Loureiro e representava as colunas paranaenses e estilizações de pinhões e pinheiros criados por João Turin. A estátua O Semeador, criação de Zaco Paraná, por sua vez, está localizada na praça Eufrásio Corrêa e foi inaugurada em 1925, representando o homem paranaense que planta no presente para colher seus grandiosos frutos no futuro.

Na presente fotografia, datada do início dos anos de 1900, à esquerda vemos Zaco Paraná e ao seu lado, à direita, João Turin. Os dois ainda jovens, provavelmente com menos de 30 anos de idade.

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Site João Turin / Livro João Turin: vida, obra e arte

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.