1950
A praça 19 de dezembro, localizada na região do Centro Cívico, foi inaugurada em 1953 em comemoração ao centenário da emancipação da Província do Paraná.
Em 1955, os artistas Erbo Stenzel e Humberto Cozzo finalizaram suas criações destinadas a ocupar a praça: duas imensas estátuas de granitos, uma delas representando um homem nu dando um passo à frente, com o olhar visando o grandioso futuro paranaense; e a outra, uma mulher nua sentada, simbolizando a justiça.
A estátua do homem nu foi bem recebida e colocada na praça como sinal de grandeza do povo paranaense; enquanto isso, seu par foi recusado por representar uma mulher nua, ofendendo a moral e os bons costumes de grande parte dos curitibanos da época. Assim, mesmo com a contrariedade dessa decisão pelo governador Bento Munhoz da Rocha Netto, a mulher nua foi levada para os fundos do Palácio Iguaçu, onde permaneceu até 1972.
A presente fotografia retrata o transporte da Mulher nua da praça 19 de dezembro para a sede do governo estadual.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Gazeta do Povo / Turistória
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.