Curitiba

Fila para comprar pão na rua Barão do Rio Branco – 1943

1943


Após declarar guerra à Alemanha Nazista, em agosto de 1942, os efeitos da Segunda Guerra Mundial passaram a ser diretamente sentidos no dia a dia da população brasileira. Isso aconteceu, conforme afirmou o historiador Márcio Pereira, principalmente devido à criação de uma espécie de “front interno” ou “economia de guerra”, ações que modificaram o cotidiano da população brasileira devido à intervenção estatal no controle e no racionamento de alimentos e combustíveis.

Esse front interno foi construído principalmente a partir da criação das comissões federal, estadual e municipal de preços, e por meio de jornais do período, que veiculavam possíveis intervenções governamentais. 

Essas comissões tinham como objetivo examinar, regulamentar e fixar preços, bem como controlar os estoques de itens essenciais. 

Em 1943, foi legalizado o controle dos estoques e a importação de diversos produtos básicos, como o sal e o açúcar. Assim, os preços subiram e houve o desabastecimento de alimentos como o trigo, carne e manteiga. 

Na presente imagem, datada desse mesmo ano, observamos uma grande fila para comprar pão na Padaria do Comércio, rua Barão do Rio Branco. 

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Acervo Paulo Roberto Grani / Arquivo Gazeta do Povo / Dissertação de Márcio José Pereira / Grupo Antigamente em Curitiba 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.