1961
Em 1961, a revista Manchete publicou a reportagem intitulada de “O grande mundo dos Capuchinhos”. Nesse texto de Araken Távora e fotografia de Jankiel, narra-se parte do cotidiano dos freis capuchinhos congregados no convento Nossa Senhora dos Mercês, em Curitiba - construído no ano de 1924.
De acordo com as páginas da revista, os freis retratados eram “filhos espiritu de São Francisco de Assis, que aliam as virtudes da vida contemplativa às suas emoções da arte e ao dinamismo do esporte”. Assim, o dia a dia do convento era marcado pelo trabalho, meditação, oração, leituras de teologia e filosofia, mas também por aulas de música e, no fim de semana, a prática de esportes como o futebol.
Nas imagens datadas do início da década de 1960, observamos o momento de descontração dos freis, aproximando-os da população civil, jogando bola descalços e de batina.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Acervo Luis Venske Dyminski / Grupo Antigamente em Curitiba / Revista Manchete
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.