1890
O Clube Concórdia foi inaugurado em 4 de abril de 1869, por imigrantes alemães que pretendiam criar um espaço de canto, auxílio e divulgação da cultura germânica em Curitiba.
Até 1940, seu nome era Verein Deutscher Saengerbund, em tradução livre, “Associação dos Cantores Alemães”. Tornou-se Clube Concórdia devido à proibição de instituições e reuniões alemãs, italianas e japonesas no Brasil, estabelecida por causa da declaração brasileira de apoio às Potências Aliadas (Estados Unidos, Inglaterra e URSS) na Segunda Guerra Mundial.
Inicialmente, as reuniões do clube ocorriam no Palácio de Crystal, parte superior da ferraria de Augusto Schtze, na atual rua Inácio Lustosa. Após alguns anos e a ocupação de outros espaços alugados, em 1886 o clube adquiriu sua sede própria, existente até os dias de hoje na rua Carlos Cavalcanti.
Em 2012, o Clube Concórdia foi incorporado ao Clube Curitibano, que mantém a sede Concórdia no mesmo endereço até os dias de hoje.
Na imagem, datada provavelmente dos anos finais do século XIX, observamos um grupo de coral da entidade. Naquele momento, o clube só aceitava membros falantes de alemão, política que permaneceu até 1915.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Acervo Luis Venske Dyminski / Curitiba Space / Grupo Antigamente em Curitiba
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.