1930
O Clube Curitibano foi fundado em 25 de setembro de 1881, com a proposta de ser um espaço de integração social e cultural da cidade.
Sua sede inicial estava localizada na antiga rua do Fogo (atual rua São Francisco) e foi utilizada entre os anos de 1882 e 1887, quando o clube se mudou para um espaço próprio, na rua XV de Novembro. Foi na rua XV que a entidade se consolidou como um local multifuncional para eventos, reuniões e festividades.
Em 1922, o Clube Curitibano construiu a terceira sede de sua história, na esquina das ruas Barão do Rio Branco e XV de Novembro. Podemos observar este edifício na presente fotografia, datada de 1930.
A construção foi projetada por Guilhermo Baeta de Faria e procurava valorizar a arte e cultura local, contando, por exemplo, com o Salão Paranaense, espaço que apresentava estilizações do Pinheiro do Paraná, criadas pelo escultor João Turin.
Em 1942, esta sede foi demolida e em seu lugar foi edificada a quarta sede do Clube Curitibano, chamada de Palácio Encantado - um dos mais altos prédios da cidade no período, com nove andares e arquitetado com características modernistas.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Acervo Paulo Grani / Clube Curitibano / Grupo Antigamente em Curitiba / Revista Haus
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.