1912
Em 1912, o governo do Paraná mandou suas forças armadas para o sudoeste do estado com o objetivo de expulsar o monge José Maria e seus seguidores dessa região. Foi este conflito, conhecido como Batalha do Irani, que deu início à Guerra do Contestado (1912 – 1916).
Durante esta batalha, morreram 11 sertanejos, entre eles o monge José Maria, nove soldados e o coronel João Gualberto Gomes de Sá Filho, comandante das tropas. O resultado do conflito foi vergonhoso para a polícia paranaense, que foi vencida por uma população de baixo poderio bélico, após a sua metralhadora cair de uma mula e enguiçar.
Com a retirada das tropas e o retorno para Curitiba, o corpo de João Gualberto foi recebido por uma multidão em cortejo fúnebre. Na presente imagem, observamos a passagem de seu caixão pela rua XV de Novembro, em 6 de novembro de 1912.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Gazeta do Povo
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.