1972
A imagem retrata a obra do calçadão da Rua XV de Novembro, na região central de Curitiba. De novembro de 1972, o registro demonstra o fim do pavimento para veículos e implantação do passeio público.
Este foi o primeiro modelo de calçadão do Brasil, uma via destinada exclusivamente aos pedestres e que confrontava com as largas avenidas e amplos viadutos da capital.
Enfrentando muita oposição dos moradores e dos comerciantes, que acreditavam que a obra pudesse afastar a clientela, a Rua XV se tornou um marco da mudança do panorama urbano da cidade: agora mais humanizada, com a presença de pessoas nas ruas em espaço de convívio público, a ideia era demonstrar que a obra do calçadão funcionou.
O passeio, desenhado em pedras portuguesas (petit pavé), também contou com um mobiliário especial com floreiras, bancos, luminárias e as coberturas dos equipamentos públicos feitas por domus, em acrílico roxo, que passaram a identificar a cidade de Curitiba.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Prefeitura de Curitiba.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.