1909
Localizado na Rua Professor Dario Vellozo, n. 460, em Curitiba, o Instituto Neo-Pitagórico foi criado por Dario Vellozo, que batiza a rua que abriga o prédio da instituição. Nascido no Rio de Janeiro em 26 de novembro de 1869, foi professor de história no Ginásio Paranaense e autor de vários livros e periódicos.
Em 1909, junto com um grupo de livres-pensadores formado por alunos e professores do Ginásio Paranaense, fundou o Instituto Neo-Pitagórico. O Instituto foi a expressão social e jurídica do Neopitagorismo e tornou-se a sede do movimento mundial do Pitagorismo.
Em 1918, a estratégia social do grupo no Paraná e no Brasil foi estabelecida com a construção do Templo das Musas, também em Curitiba. O Instituto realiza reuniões com o propósito de empossar novos membros nas áreas de administração, música e literatura, ou em homenagem a pessoas e pessoas que leram e comentaram trechos das obras de Pitágoras.
Em 1936, Dario Vellozo publicou um livro chamado Jesus Pitagórico. Esta foi sua última publicação antes de falecer na cidade de Curitiba em 28 de setembro de 1937.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Instituto Neo Pitagórico.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.