1969
Durante o regime militar, em 1969, Curitiba tornou-se a capital do Brasil. O motivo, no entanto, teve caráter mais simbólico do que prático, afinal, a medida ficou em vigor por apenas três dias. O fato ocorreu entre os dias 24 e 26 de março, no início da fase mais repressiva da ditadura, instaurada em 1964 com o golpe militar.
O prefeito da época, Omar Sabbag, e o governador do Paraná, Paulo Pimentel, apoiavam o regime militar. Outro detalhe importante era que a esposa do então presidente, General Costa e Silva, era curitibana, o que também contribuiu para a decisão da transferência da capital para Curitiba.
O motivo da medida era fazer com que a ditadura se aproximasse de regiões importantes do país e demonstrasse poder diante dos opositores. Houve a transferência de todos os ministérios e também das Forças Armadas, o que fortaleceu a imagem do regime dentro do Estado. Mesmo sendo rápida, a experiência como capital trouxe benefícios para Curitiba, que recebeu recursos para obras de desenvolvimento urbano e outros investimentos.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Gazeta do Povo.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.