1924
Com dívidas e uma disputa burocrática pela vaga no Campeonato Paranaense em 1923, a diretoria do América resolveu convidar o presidente do Internacional para unir as duas equipes e formar um novo time no Paraná. Após um ano de muito diálogo, as duas diretorias entraram em acordo e definiram pela união definitiva do América e do Internacional, que deu origem ao Club Athletico Paranaense.
Em 21 de março de 1924, no primeiro documento referente à fundação do novo clube, foram escolhidas as cores preta e vermelha, em linhas horizontais, e calção branco, como uniforme dos jogadores.
Dias depois, em 26 de março, surgia oficialmente o maior clube de futebol do Paraná, o Club Athletico Paranaense. Arcésio Guimarães foi o primeiro presidente e também o responsável por dar início à trajetória de sucesso. No primeiro ano, em 1925, a torcida comemorou o título de Campeão Estadual depois de um campeonato difícil e uma final marcante conquistada por 3x1 em cima do extinto Savóia.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Site Atletico Paraense
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.