Curitiba

Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões

1907


A imponente Igreja do Senhor Bom Jesus dos Perdões, situada ao lado da Santa Casa de Misericórdia, é uma presença marcante na praça Rui Barbosa, atraindo olhares de admiração de quem transita pela região. Lançando sua pedra fundamental em junho de 1907, a igreja é um testemunho vivo da história local. Os sinos e o relógio da torre central, ambos importados da Alemanha, encontraram seu lugar em 1933, contribuindo para a singularidade do templo. Entre suas relíquias, destaca-se um órgão de tubos alemão, cujas  flautas variam de cinco centímetros a seis metros de comprimento, graciosamente instalado no coro do edifício.

Além de seu valor histórico e arquitetônico, a Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, criada pelo Arcebispo Metropolitano de Curitiba, Dom Manoel da Silveira D' Elboux, em 24 de maio de 1951, destaca-se como um ponto de encontro para a comunidade, com Frei Erasmo Cleven assumindo como primeiro vigário em 3 de junho de 1951, marcando o início de uma trajetória espiritual e comunitária que perdura até os dias atuais.

A partir da década de 1960, a igreja  passou por transformações decorrentes de sucessivas reformas. Embora tenha perdido parte de suas características originais, como as pinturas florais, estas foram restauradas com esmero durante um processo de revitalização na década de 1990. Hoje, a igreja se apresenta como um fascinante mosaico de história e devoção, mantendo viva sua essência e beleza arquitetônica.

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Curitiba Space.

Outras publicações:
Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.