1996
O nome do bairro Taboão, em Curitiba, suscita diversas teorias sobre sua origem, algumas atribuindo-o a uma tromba d'água e outras sugerindo que uma robusta tábua teria dado origem à nomenclatura. Mas a verdadeira razão por trás desse nome peculiar reside na inauguração do segundo maior cartório da cidade, conferindo ao bairro uma identidade singular e oficial.
Posicionado na fronteira entre Curitiba e o município de Almirante Tamandaré, o antigo local conhecido como São Casemiro do Taboão evoluiu para um bairro com uma área total de 1,83 km² e uma população de 3.396 habitantes, conforme os dados do censo de 2010 do IBGE.
A imagem de 1996 mostra o início das obras do principal ponto turístico do Bairro Taboão: o Parque Tanguá. No registro, o prefeito Greca aparece ao lado de outras pessoas analisando o projeto do local. A área que deu origem ao parque fez parte de uma pedreira de propriedade da família Gava, que foi desativada nos anos 1970.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Hoy, Felippy Strapasson. História concisa dos bairros de Curitiba. Appris, 2019.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.