1870
Inicialmente chamado de Colônia Dantas, o bairro Água Verde recebeu seu nome devido ao Ribeirão Água Verde, que cortava fazendas e chácaras da região antes de desaguar no Rio Belém. A denominação foi dada devido à coloração da água, que ficava esverdeada por conta da presença de algas marinhas. Atualmente, o rio está canalizado e boa parte corre pelo subterrâneo.
A história do Água Verde teve início entre as décadas de 1870 e 1880, com a chegada de imigrantes italianos que, em 1878, fundaram a Colônia Dantas em homenagem a Manuel Pinto Dantas Filho, então presidente da província do Paraná. A imagem retrata uma confraternização entre famílias da Colônia em 1930.
Com a criação de gado leiteiro e o fornecimento de leite para o centro da capital paranaense, a colônia prosperou, inclusive com a construção da primeira igreja do bairro: a Capela Imaculada Conceição. Mais tarde, em 1886, foi criado o Cemitério do Água Verde.
Nos anos 1940, ocorreu um significativo crescimento populacional na região, e hoje o Água Verde é considerado um dos bairros mais nobres de Curitiba, abrigando espaços importantes como a praça do Japão, a Arena da Baixada, a praça Oswaldo Cruz e o Museu de Arte Indígena (MAI), inaugurado em 2016.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Curitiba Antiga / Hoy, Felippy Strapasson. História concisa dos bairros de Curitiba. Appris, 2019.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.