1952
Nascida em 1952 em Paranavaí, na região noroeste do Paraná, Vilma Slomp é uma das pioneiras do fotojornalismo feminino da capital paranaense. Ao lado de Lucília Guimarães, Lina Faria, Fernanda Castro, Karin van der Broocke, Luciana Petrelli e Nélida Rettamozo, ela é uma das mulheres que marcaram o circuito fotográfico da cidade nas décadas de 1970 e 1980.
Formada em Administração de Empresas e pós-graduada em História da Arte do século XX, Vilma é autodidata em fotografia e, em suas produções, destaca cenas cotidianas com um toque de poesia. Além do fotojornalismo, ela tem trabalhos feitos em estúdio e para publicidade.
Entre 1975 e 1982, atuou como fotojornalista para a revista “Quem”, de Curitiba. Cinco anos mais tarde, em 1987, foi retratada por Demétrio Chaves para a mesma revista.
Vilma possui cinco livros publicados, entre eles 'Curitiba Central', onde reúne quase 400 fotos capturadas ao longo de 35 anos na capital. Ela tem uma extensa lista de exposições em museus e galerias pelo Brasil e pelo exterior. Suas obras já foram expostas na Pinacoteca de São Paulo, Museu de Arte de São Paulo, Museu de Arte Moderna no Rio de Janeiro, Museu Oscar Niemeyer em Curitiba, Tepper Takayama Fine Arts em Boston, Cymroza Art Gallery em Mumbai e Lionel Wendt Gallery em Colombo, Sri Lanka.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Dissertação de Heloisa Nichele de Oliveira - Trajetórias de Mulheres no Circuito Fotográfico de Curitiba (1970 – 1980) / Site vilmaslomp.com.br
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.