1926
Localizado na esquina da avenida Luiz Xavier com a rua Voluntários da Pátria, ao lado da praça Osório, no centro de Curitiba, o Edifício Moreira Garcez é um ícone arquitetônico na capital paranaense. Idealizado em 1926 pelo então prefeito João Cid Moreira Garcez, o prédio, que começou a ser construído no ano seguinte, é caracterizado como 'Art Déco', estilo arquitetônico que surgiu em 1920 em Paris, na França.
Projetada pelo engenheiro Eduardo Fernando Chavez, a obra foi feita em etapas. Em 1933, a primeira parte foi inaugurada com cinco andares e um subsolo, tornando-se o primeiro arranha-céu de Curitiba e, na época, o terceiro prédio mais alto do Brasil. Quatro anos depois, em 1937, foi entregue mais um andar e, após 20 anos, o prédio ganhou os últimos dois andares, totalizando oito.
Embora a ideia inicial fosse abrigar um hotel de luxo, o edifício Moreira Garcez teve diversas finalidades ao longo dos anos, incluindo sediar o consulado da Alemanha nazista nas décadas de 1930 e 1940. Além disso, serviu como shopping center e foi a sede da Federação Paranaense de Futebol antes de se tornar um prédio empresarial. Na imagem, é possível observar a bandeira nazista exposta na fachada do edifício.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / G1 /Gazeta do Povo.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.