Curitiba

Rua XV de Novembro - 1972

1972


O calçadão da rua XV de Novembro é o palco desta imagem de 1972, entre as ruas Monsenhor Celso e Barão do Rio Branco. Com a obra planejada para execução em seis meses, em um único final de semana o calçadão foi implementado.

A ideia era constituir um espaço destinado aos pedestres, com lojas no térreo e residências nos pavimentos superiores dos edifícios existentes. O inovador projeto, implantado em 20 de maio de 1972, ganhou o estilo de centro cultural da cidade, abrigando a Cinelândia de Curitiba com o Cine Avenida, Palácio e o Ópera. 

O prefeito Rafael Greca, no portal da prefeitura da cidade, comentou o fato: “Era o dia 19 de maio de 1972, uma sexta-feira. De repente, a Prefeitura fechou a XV de Novembro e começou a construção, em petit-pavê (mármore branco e diabásio preto), com a rosácea do artista Lange de Morretes, da nossa Rua das Flores. O calçadão mais antigo do Brasil está comemorando 50 anos. Feliz memória do prefeito urbanista Jaime Lerner, que teve esta ideia inspirado pelo Ippuc”.

Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Prefeitura de Curitiba / Curitiba Space.


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.