1920
O jardim Social, transformado em bairro em 1975, tinha como codinome "Morro da Querosene" durante as primeiras décadas do século XIX.
Ocupada por pequenas propriedades rurais, os habitantes eram conhecidos como foreiros - que pagavam aluguel para os donos da terra. A área foi loteada a partir de 1920, sendo as principais vias as avenidas Edgard Stellfeld, Presidente Washington Luiz, República do Líbano e as ruas Fagundes Varela, Raphael Papa, Manoel Correia de Freitas e Dr. João Evangelista Espíndola.
Ainda, no jardim Social, destaca-se o Bosque Municipal de Portugal, implantado em 1994, sendo a primeira área de preservação verde do bairro. No meio da vegetação e ao longo do córrego foi construído um caminho de pedras, que recebeu o nome de Alameda dos Cantares. Ali, 20 pilares foram levantados e neles estão embutidos trechos de poemas de grandes expressões da literatura luso-brasileira.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Hoy, Felippy Strapasson. História concisa dos bairros de Curitiba. Appris, 2019.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.