1958
A reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) é composta por dois blocos paralelos de edifícios: o D. Pedro I e o D. Pedro II. Entre esses blocos, encontra-se uma praça e o Teatro da Reitoria.
O projeto arquitetônico, assinado por David Xavier Azambuja, originalmente propunha um edifício baixo, com três andares em vidro, assemelhando-se a uma ponte que conectaria os dois edifícios. Já o projeto do Teatro da Reitoria é de autoria de Rubens Meister.
O prédio construído na rua General Carneiro foi inaugurado em agosto de 1958 e denominado Edifício D. Pedro I por ocasião das comemorações do Sesquicentenário da Independência do Brasil. Tombado desde 1999 pelo patrimônio histórico do Paraná, o conjunto da reitoria formou diversos intelectuais paranaenses, destacando-se como uma das principais edificações educacionais do Estado.
Aqueles que frequentam os edifícios, que também abrigam salas de aula, estão cientes das salas geladas no período de inverno, pois não há calefação nas paredes, preservando a originalidade do projeto.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Patrimônio Cultural do Paraná.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.