1980
Ao beijar o chão ao desembarcar no aeroporto Afonso Pena, em 5 de julho de 1980, o Papa João Paulo II fez história como turista ilustre em solo curitibano. Visitando grande parte das capitais brasileiras, o Papa João Paulo II foi recebido pelas autoridades ainda na pista e, ao sair do aeroporto, liderou uma multidão em procissão a caminho de Curitiba.
O destino foi o Estádio Couto Pereira, no bairro Alto da Glória, onde o Papa se dirigiu a mais de 60 mil curitibanos – o maior público em ambiente fechado da história do Paraná.
Nascido na Polônia com o nome de batismo Karol Jozef Wojtyla, o chefe da Igreja Católica foi homenageado no estádio pela gigante colônia polonesa de Curitiba com apresentações de danças exclusivas.
No dia seguinte, o papa celebrou missa em frente ao Palácio Iguaçu, sede do governo do estado, no Centro Cívico. Estima-se que cerca de 700 mil pessoas assistiram à missa do Papa no Centro Cívico
O Papa também esteve presente na inauguração do parque que leva seu nome, próximo ao local onde celebrou a missa, também no Centro Cívico. Hoje, o Bosque do Papa é um dos locais de entretenimento mais populares de Curitiba, que não só preserva parte da história da imigração polonesa, com suas típicas casas de madeira do século XIX, mas também é uma lembrança da viagem do Papa João Paulo II pela cidade.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Tribuna do Paraná.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.