2000
A história do Grande Oriente do Brasil iniciou-se no Estado do Paraná quando a instituição autorizou, através do Decreto nº 878, de 19 de outubro de 1927, a criação do Grande Oriente Estadual do Paraná, que funciona sob sua égide e tem sede em Curitiba.
O primeiro Grão-Mestre foi Affonso Camargo, então presidente da província do Paraná, a partir do primeiro semestre de 1928, por renúncia do médico Petit Carneiro.
Devido à suspensão das operações do Grande Oriente do Brasil no Estado, em virtude do Decreto nº 997, de 1º de agosto de 1932, a instituição foi restabelecida somente em 9 de fevereiro de 1952, sendo autorizada a funcionar pelo Decreto nº 1291 de 24 de março de 1952 com a denominação Grande Oriente do Paraná e filiada ao Grande Oriente do Brasil.
Em 24 de março de 2001, em decorrência de emenda constitucional promulgada pela Assembleia Legislativa Maçônica do Grande Oriente do Brasil, sua denominação foi alterada para Grande Oriente do Brasil - Paraná, restante do regime federal. A sede fica localizada na rua Pedro Huk, 87, no Uberaba.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Grande Oriente do Brasil.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.