1953
A imagem mostra o governador Bento Munhoz da Rocha Neto conferindo a execução das obras do Palácio Iguaçu, em 1953. Localizado no ponto mais alto do centro cívico do Paraná (o primeiro do Brasil), o palácio se destaca pela sua arquitetura moderna e arrojada.
Curitiba, no contexto da década de 1950, ainda não ultrapassava os 300 mil habitantes e enfrentava necessidades públicas diversas. A ousadia do projeto, incluindo a ruptura com a arquitetura antiga, causou muitas críticas por parte dos críticos da época
Bento Munhoz da Rocha Neto, que observou o Estado do Paraná no auge da produção cafeeira e cuja sede ficava no apertado Palácio São Francisco, hoje Museu Paranaense, deu início ao projeto do então novo centro cívico.
O Palácio Iguaçu, inaugurado em 19 de dezembro de 1954 e projetado pelo arquiteto paranaense David Azambuja, também marcou os 100 anos da libertação política do Paraná, ocorrida um ano antes.
Fonte: Acervo Curitiba Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.