1893
Fenômeno comum na crença popular brasileira, as "santas dos cemitérios" atraem multidões e fomentam a fé de que os devotos serão curados de doenças ou terão graças alcançadas. Em Curitiba, no dia de Finados, um dos túmulos mais visitados é o de Maria Bueno, localizado no cemitério municipal de São Francisco de Paula, no bairro de São Francisco. A escritora sobre lendas urbanas, Luciana do Rocio Mallon, diz que a história mais aceita sobre a menina é que ela veio do litoral do estado e era a sétima filha de um casal pobre.
Em Curitiba, trabalhou como empregada doméstica para alguns idosos. Segundo a historiadora, “Já em Curitiba, um soldado chamado Diniz se apaixonou por ela. No entanto, ele matou Maria por ciúme. Em algumas versões, Diniz brigou com a namorada porque não queria que ela fosse ao baile e por isso a decapitou na rua Vicente Machado”, ressalta.
Após sua morte, em 29 de janeiro de 1893, Maria tornou-se famosa como milagreira e seu primeiro túmulo foi próximo ao local onde morreu. Porém, devido à grande movimentação de fiéis na região, a prefeitura transferiu o corpo para o cemitério de São Francisco de Paula.
Ao longo do ano, centenas de fiéis e curiosos visitam o túmulo da santa popular, que ainda hoje é reconhecida por alguns como realizadora de milagres. Entre os milagres descritos estão a paz alcançada no ambiente familiar e a cura de enfermos.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Silveira, Larissa Nicolisi da. Morte e Vida Curitiba. Curitiba: 2020, ed. da autora.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.