1961
O Jardim das Américas recebeu esse nome devido ao desejo dos vereadores de homenagear três partes do nosso continente: América do Norte, América Central e América do Sul.
Historicamente, o bairro tinha grandes áreas de pastagens para gado e cavalos no século XIX. Durante as primeiras décadas do século XX, os poucos habitantes da região viviam em casas modestas feitas de troncos de árvores e chão de terra e o principal ponto de referência era a fazenda do coronel Evaristo Franco e da família Oliveira.
Os principais fatores que valorizaram a área e levaram a uma efetiva urbanização do bairro, entre outros projetos, foram: a construção do Hospital Sanatório São Carlos (depois Hospital e Maternidade São Carlos), na década de 1950; a inauguração do conjunto habitacional Jardim das Américas, no primeiro semestre de 1956; a inauguração do Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná em 1961 e a construção do Hospital Erasto Gaertner na década de 1960 e sua inauguração no início da década de 1970.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Hoy, Felippy Strapasson. História concisa dos bairros de Curitiba. Appris, 2019.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.