1874
Julia Augusta de Souza Wanderley nasceu em Ponta Grossa (PR), em 26 de agosto de 1874, e mudou-se para Curitiba em 1879. Foi na capital paranaense que passou a maior parte de sua vida. Em 1891, Julia solicitou ao governo do estado permissão para estudar na Escola Normal, mesmo as mulheres não podendo frequentar a escola.
Este fato trouxe um sucesso importante, não só para Júlia, mas para todas as mulheres, pois para obter a permissão era necessário que ela não fosse a única mulher na instituição. Julia Wanderley se tornou professora e lecionou durante 25 anos. Escreveu sobre educação, pedagogia, ciência e questões sociais. Colaborou com o jornal “Operário Livre” da época, com artigos sobre diversos temas. Também foi nomeada membro do Conselho Superior do Ensino Primário e diretora da Escola Intermediária de Curitiba.
Ela é considerada a primeira professora do Paraná. Morreu em 5 de abril de 1918 em Curitiba, aos 45 anos. Em 1927, em frente à Universidade Federal do Paraná, foi inaugurada uma estátua em sua homenagem, tornando-a a primeira mulher paranaense a receber tal honra.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Instituto Histórico e Geográfico do Paraná.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.